_______________________________________________________________________________
Em meio de uma neblina ou uma fumaça que apareceu do nada no meio da cidade enquanto alguma coisa ruim acontecia, uma sobra surge. Pela silhueta já se pode notar que o sujeito não tem muito gosto para roupas, a fumaça diminui devagar e o sujeito revela que seu armário foi feito por um estilista de carnaval ou um drogado sobre efeito de Peyote. Fica parado com uma pose heróica com o peito para frente parecendo um pombo, vez ou outra tem a CORAGEM de usar capa. Depois de tudo isso ainda fala uma frase que todos já estão cansados de escutar sobre como o bem é bom e o mau é mal. Assim que muitos vêem super herois, e minha opinião é bem parecida.
Claro que foi um pouco exagero de minha parte, vez ou outra a roupa é legalzinha. Mas mesmo assim, Super heróis em maioria são nojentos, cheio de "Bem pelo Bem", "Não matarei", "Vou vingar a morte dos meus pais plantando a paz"... todos com esse ar de justiça e bondade em primeiro lugar. Certo, alguns Batman's, Wolverines da vida fogem à este modelo, mas a grande maioria é recheada por bondade e pans.
É por isso que eu gosto dos vilões! Vilões são os caras fodonicos com poderes escrotos que originalmente são criados APENAS para fuder com a vida do Super Herói, mas nunca ganham! Normalmente são mais engraçados e; como os criadores querem que o herói se pareça superior ao vilão, mas já criaram a roupa e estão sem vontade de mudar, com roupas AINDA mais ridículas que as os seus "rivais". MAS TÃO RIDÍCULAS que chegam a ficar legais, ou cômicas, e não frustrantes...como uma cueca por cima da calça, né superman? Apesar de nunca terem muito motivos para serem vilões, sempre querendo dominar, ou pior destruir a terra, coisa realmente desnecessária.
Ok, admito que estes modelos de herois e vilões são do século passado, a coisa mudou bastante. Mudança essa que deixou os vilões MUITO mais interessantes que os heróis. Não que os heróis não tenham ganhado um pouco mais de meu respeito, mas a jogada dos autores nos vilões foi genial. Em primeiro, as fantasias, tanto para heróis como para vilões, houve um avanço fantástico nos estilos de roupa de ambos, parece que os desenhistas perceberam o grau de ridículo. Segundo, a diminuição daquele maniqueísmo, aquela coisa de Bem contra Mau enjoativa de antigamente, como os herois são feitos para o bem, a mudança não afetou eles de forma tão radical. Porem os vilões começaram a ganhar personalidade e objetivo, o que os deixou muito mais perto do real e intrigantes. Agora há vilões que criam duvidas sobre o que é bem ou mau, fazem pensar se o que ele está fazendo não é realmente justo!
Vilões como o Joker de "Cavaleiro das trevas", que roubou o filme do batman; ou o Ozymandias, que se revelou o vilão só no final de Watchmen e mesmo assim você não sabe se ele estava certo ou errado. Esses são exemplos de como os vilões conquistaram o mundo. Isso por que eu nem entrei na discussão de que um herói sem vilão não passa de um cara com uma fantasia ridícula! Em muitos casos o vilão rouba a cena e cativa por ser estranho, cômico, meio aboiolado, chique e cavalheiro(O que é estranho para alguém que é teoricamente "Mau") ou todos juntos, o que corta o clima de tensão muito pesado em uma história, japoneses fazem muito isso
E falando em asiáticos, nas histórias japonesas é bem comum hoje em dia você não conseguir diferenciar herói de vilão. Muitos são os animes ou mangas que já começam a história pelo personagem que tem tudo para ser o herói, mas na verdade faz coisas dignas de vilões. E é essa incerteza, essa mistura de herói com vilão que cria uma coisa fantástica: O anti-herói.
Anti-herói nada mais é do que aquele cara que é o heroi da história masque na verdade tem muito de vilão dentro de si. Em outra palavras, ele até faz o bem, mas ele mata, é cruel, é insano, normalmente engraçado e o caralho a 4. Sim, não é por qualquer motivos que os anti-heróis fazem tanto sucesso, as pessoas se identificam com ele, afinal, ele não é bom, ele tem um pouco de maldade! E os humanos também tem isso dentro deles, o homem não é um ser maniqueista.
Deadpool, Lobo, Mercenário e Hitman(O HQ pessoas, não aquele jogo do cara careca) são exemplos de anti-heróis. A maioria tem histórias engraçadas para divertir, porem alguns lutam contra o crime, e são tão...anti-heróis que chegaram inclusive a lutar contra super heróis. Totalmente demais! Anti-heróis normalmente ou tem um objetivo muito forte, ou simplesmente fazem o que desejam, não agem só pelo bem em sí só. Coisas que são comuns na raça humana, é difícil você ver alguém que faça o bem só por que o bem é o bem!
Voltando para o japão, os heróis japoneses, aqueles que você não sabem se são vilões ou heróis, na verdade não são anti-heróis, são algo um pouco mais complexo. Nestes casos, o bem ou o mau não entram na situação, há na verdade lados! Se você pensar bem, não é preciso ir ao japão para notar histórias assim. Analisando bem a obra de George Lucas, Star Wars, se você tirar os nomes dos lados, serão apenas lados, e se você pensar bem, os Jedis também eram bem sacaninhas e ditatoriais!
É certo que histórias assim não são Difíceis de se encontrar, mas tenho que admitir que no japão é muito mais normal. Animes e mangas como: Code Geass, Sekirei(Se você for ver além dos peitos e lutas), Death Note, Gantz(Caso você tire a filosofia do manga ao invés de ficar prestando atenção na porrada e nas cenas eróticas), Fate Stay/ Night e o clássico e maravilhoso filme "A Viagem de Chihiro" são exemplos de mangas/animes que contem um pouco ou muito deste modo de pensar.
Pense bem: se para os "heróis", os vilões são os caras chatos que atrapalham a paz de espírito dele só para satisfazer suas necessidades, para os vilões o que são os heróis se não aqueles caras chatos que só aparecem para atrapalhar os planos deles em nome de uma causa que ele adotou por que quis? Desde criança que eu penso assim: "O bem é, na verdade, o mau do lado mau", entenderam? É mais ou menos isso que está resumido o "heroísmo" moderno. Claro que ainda haverá heróis nas histórias, pois o autor normalmente vai focar em um grupo, e este grupo haverá um personagem ou um conjunto principal que será nomeado o "herói". Mas sem o maniqueísmo, você sabe que aquilo na verdade é só o ponto de vista do grupo em foco!
É fato, quanto mais real, humano é uma história, mais nós nos interessamos por ela. Não é preciso não ter poderes ou ser uma história sobre pessoas "normais" para ser real. Um bom escritor pode fazer com que você se identifique com um personagem que solte fogos pelas mãos, porem se comporte como humano; do que um cara normal que não tem poderes nenhum que só faz o bem. Fico feliz em dizer que os escritores estão cada vez mais percebendo isso, e cada vez mais eu me surpreendo com o que leio e assisto. Mas sem mentiras agora, eu ainda acho divertido ler alguns HQ clássicos e cheio de Bem e Mau e roupas ridículas, é nostálgico! Espero que meus filhos pensem a mesma coisa dos heróis de hoje! =D
Nenhum comentário:
Postar um comentário